Wednesday, June 27, 2007

DivShare

Isto é um site de partilha de recursos digitais gratuito (podemos lá guardar as nossas coisas sem pagar), com uma área profissional que permite customizar leitores flash com os nossos próprios logos: DivShare

Porno - Padrões de Voo

Padrões de vôo é um vídeo elaborado a partir de dados reais de voo com segmentação por tipo de avião.

Linux e os grandes fabricantes de PCs

Parece que é desta que os computadores de secretária passam a trazer instalado um ou outro linux, agora foi a vez da Epson pensar lançar um modelo, seguida da HP (o aborrecido é que aqui a certificação do equipamento é com versões RedHat algo desactualizadas) e possivelmente da Toshiba.

Produção de Banda Desenha com Inkscape

No sítio "O Último Autocarro" encontram-se (entrada de 19 de maio, não encontro ligação nem trackback nem nada disso) reunidos uma série de vídeos (no youtube) que explicam como criar uma banda desenhada usando o inkscape. Esses vídeos terão sido gravados no Libre Graphics Meeting.

Tuesday, June 26, 2007

Moonlight (O SilverLight para Linux)

Eis um vídeo sobre o moonlight desenvolvido sobre mono.

Sunday, June 24, 2007

Multimedia Livre para Ensino

Conjunto de projectos com licença LGPL em especial alguns projectos multimedia (para ensino) que envolvem Quick Time e Java

Saturday, June 23, 2007

Dementia 13

Dementia 13, um filme de Francis Ford Coppola, no arquivo da internet

Wednesday, June 20, 2007

Nature precedings

A Nature tenta lançar aquilo que a Universidade de Cornell já faz para a comunidade da física, o repositório de documentos em regime de pré-publicação, o arXiv.org para as restantes comunidades científicas o Nature Precedings. Os textos que aqui se encontram são licenciados nos termos da Licença de Atribuição Creative Commons

A talhe de foce apareceu-me o seguinte sítio Open Education Resource

Media Invisível

O projecto de media invisivel já está um pouco datado, mas é interessante o que está por detrás do que foi imaginado por Daniel Merril e Pattie Maes, do grupo de inteligência ambiental do Media Lab do MIT. O sistema cria uma infraestrutura de como interagir no futuro com a internet dos objectos e dos "media invisíveis". Com os media invisíveis podemos ampliar os objectos à nossa volta, de modo a que nos informem e chamem à atenção de modo a oferecerem conteúdo pertinente
(Isto é citação muito mal traduzida já parece a Reader's)

Dedo mindinho

A caminho do homem biónico:

Tuesday, June 19, 2007

Administradores de Sistemas

Isto é um tributo a todos os administradores de sistemas que andem por aí.

Boa cópia, má cópia

Coworking

Uma das ideias que germina na minha mona há já algum tempo é a de um grupo de pessoas se juntar para partilhar instalações e trocar impressões sendo cada pessoa independente em relação às restantes. Hoje encontrei um wiki sobre coworking já com uma pessoa com um local já em mente e tudo.

Nota: Realmente não vou participar mas vou deixar esta nota aqui.

Linus AD - A Verdade Acontece

.

Já agora como é que descobri este vídeo, não foi nas minhas leituras de alimentação (um a piada aos feed) foi num novo serviço do género do pandora só que neste caso para todo o tipo de media o scouta. Já agora o Pandora deixou de servir (directamente pelo menos) quem não resida (proxy) nos EUA.

GreenPrint

Para aquelas pessoas que estão fartas de imprimir páginas da web sem conteúdo importante (género só rodapé e cabeçalho), ou deseje criar um pdf de modo fácil no browser de modo automático, então poderá considerar comprar o GreenPrint. O GreenPrint permite-lhe criar um PDF só com um clique, eliminar páginas vazias de forma automática e ainda pré-visualizar as páginas antes de imprimir. O moto deste programa é salvar árvores e dar 1% pelo menos para causas ambientalistas.

Friday, June 15, 2007

OptimalSort

Para que servem os cartoezinhos onde escrevemos sequências ou prioridades. Como podemos optimizar uma solução. O optimalsort está em testes e até agosto é gratuito.

TED demo

As conferências TED são uma das conferências que sigo on-line de modo atento. Esta é a demonstração baseada na tecnologia Seadragon pelo respectivo arquitecto.

Wednesday, June 13, 2007

Motor de busca

As buscas com o http://www.exalead.com/ além dos serviços normais de motores de busca incluem strings com *, aproximações ortográficas e fonéticas, sintaxe aproximada e expressões regulares.

Blogues de energias alternativas

Energia geotérmica apresenta teses e outras monografias sobre energia geotérmica, energia eólica esta é a contrapartida relativamente à energia eólica (recentemente chama a atenção para um documento do GAO sobre os efeitos da energia eólica sobre a vida selvagem,...

Tuesday, June 12, 2007

Word 2007 vs MathML

Então a Science e a Nature estão a pensar não aceitar artigos em Word 2007. Entre as razões para tal está no editor de equações não ser compatível com MathML

Language Tool

Uma das coisas que faz com que não deixe completamente de usar o MS Word é que o OOO não tem algo para auxiliar a gramática num texto. Parece que está a caminho uma solução a ferramenta da língua. Infelizmente ainda não há regras para a língua portuguesa, será que é desta que começo a contribuir para este projecto?

Monday, June 11, 2007

O meu CO2

Parece que o consumo ecológico de energia está na moda agora no Reino Unido surge uma fundação a também tratar disto pedindo às pessoas para baixarem o seu consumo energético e investindo mesmo em indústrias de produção de energia de forma ecológica, assim como na divulgação de novos hábitos.


Este aliás não é o único dos sítios que associam empresas da área da energia e sua utilização responsável.

Friday, June 08, 2007

Encéfalo 24

Saiu a Encéfalo número 24 desta vez no clube de fan de Fineas Gage

Wednesday, June 06, 2007

OpenEcoSource

Mais um projecto basista sobre ecologia e sua divulgação o openecosource.org

Vectores e Banda Desenhada

Quando se faz banda desenhada é melhor começar por fazer o desenho com vectores como nos diz o autor John Bintz

Blogged - Arte?

O Eduardo Prado Coelho aqui há uns dias na sua crónica no Público (não sei se está no arquivo acessível deles ou não) dizia que as novas manifestações de arte lhe eram pouco reconhecíveis em alguns casos (se percebi as suas palavras). Julgo que a dificuldade dele é se será razoável considerar ou não arte (objecto artístico algo como isto: blogged.

Projecto 1000

O José Oliveira acaba de colocar uma entrada sobre o Projecto 1000 Itens o qual é um projecto do Ministério da Educação para a matemática.

Sunday, June 03, 2007

Deve colocar-se publicidade em determinados sítios

Há relativamente pouco tempo alguém perguntava o que é que se achava sobre a colocação de anúncios nas páginas pessoais ou em páginas de projectos comunitários (como por exemplo os planetas...).

Hoje encontrei algo que exprime a minha opinião de forma muito clara:

My take: I think moderate use of ads on personal or Open Source websites are fine, but overuse is frustrating for the reader. The key thing is not the ads but what happens to the money. On a personal website it is fine for the owner to pocket the money, but for an Open Source project, the money should be tracked by the project and be used for the benefit of the project and not go to an individual.
Jono Bacon

Idiotice

Hoje estou numa de estupidez e por isso que determinar a minha:

I am nerdier than 100% of all people. Are you a nerd? Click here to find out!
.

Friday, June 01, 2007

Cory no Google@authors

Cory Doctorow apresenta a suas ideias sobre a idade da informação e da forma como uma série de leis americanas estão provavelmente a atrasar a economia americana.

google analitics

 
Carlos Afonso Aquilo que me venha à cabeça