Recursos Educativos
Uma das coisas que ainda não percebi na visão do estado português sobre a e-escolinha é a de conteúdos apropriados/apelativos a cada grupo etário/nível de ensino. Não vi até agora muitos conteúdos tão apelativos como esta animação realizada por Christopher Hendryx
Oxygen from Christopher Hendryx on Vimeo.
A BBC tem uma série de documentários sobre ciências que me parecem apelativos. Um exemplo é este que explica as implicações da velocidade da luz ser finita (não gosto do seu início contudo):
Esse excerto está incluído no canal BBCExplore
Perguntar é mais importante do que pode parecer à primeira vista. Fico espantado quando no fim de uma apresentação ninguém tem perguntas a fazer ao orador. Será que o orador foi tão mau que ninguém quer perguntar nada. Neste cantinho de perguntas o bioquímico Stephen Benkovic, premiado com a medalha Benjamin Franklin de 2009 (ver abaixo) responde a jovens transeuntes (estudantes da Penn State University ?):
Outra recurso menos óbvio seria usar o gigaplan para mostrar algo com algum detalhe. Isto é só um mero exemplo. Podia ter escolhido umas fotografias da Lua ou outra coisa que pudesse ser interessante e adequada.
Um artigo muito simples encontra-se na New Scientist e cuja pergunta simples inicial é o que é que é a gravidade?
É pena não encontrar nada como o livros de factos da física [en] que é um desafio a estudantes do secundário para investigarem um facto, com determinados constrangimentos e criarem um artigo com cerca de 250 palavras. Um dos constrangimentos é o prazo.
Uma das coisas que os míudos e jovens devem consciencializar-se é de que a ciência, o conhecimento vai evoluindo, e que para evoluir há que investigar, pensar, validar como por exemplo sucedeu com o surgimento do elemento 112
Para míudos e para jovens.
Para graúdos podem dar um pulo às aulas das universidades ditas da Heavy Legue