Semi-tradução
A generalidade das pessoas que conheço dizem que normalmente não se fazem traduções entre o inglês de Inglaterra e o inglês dos Estados Unidos. O problema é que quando se fazem podem surgir vozes iradas.
A generalidade das pessoas que conheço dizem que normalmente não se fazem traduções entre o inglês de Inglaterra e o inglês dos Estados Unidos. O problema é que quando se fazem podem surgir vozes iradas.
Daniel Tenner diz-nos que de facto só a experiência na tarefa que temos que executar nos pode fazer distinguir um bom programador de um programador mediocre. Podemos claro ter indicativos que nos façam pensar que determinada pessoa é ou não potencialmente um bom programador.
Nas últimas semanas tenho lido sobre várias propostas relativas a direitos autorais que me têm deixado os cabelos em pé. Primeiro li o caso do ministro que prefere não apresentar claramente o seu projecto de lei "cópia" do DCMA, depois uma associação propôs que as folhas de papel (, alguém sabe dizer qual a percentagem de folhas que é empregue na reprodução de obras de terceiros?) tivessem tal como os CD, os DVD e as cassetes de vídeo virgens uma taxa a ser entregue às sociedades de autores para remuneração dos respectivos associados e agora vejo mais uma proposta de taxação desta vez sobre as contas de internet, só espero o próximo passo.
Parece que anda a par (ou seja que há alguma co-relação) entre andar lentamente e pensar mais lentamente na 3ª idade.
A AIGA tem um artigo sobre a aplicação de letras em edifícios em Brooklin Nova Iorque
Se desejarem ver a que países correspondem os diversos estados dos EUA pode espreitar este mapa.
Searchquilt [inclui a metabusca de copernic] é um exemplo de site produzido a partir do conteúdo de outros sites, neste caso é um meta"buscador" que a partir das buscas mais frequentes de sítios como o google, ask,yahoo trata de obter uma lista agregada (no browser) semelhante ao que sucedia com o Copérnico.
Como resultados da bela administração americana a situação evoluiu da seguinte forma: mapa. Parece que a administração republicana fez um grande esforço para não continuar os maus resultados da administração democrática.
O mapa em termos gráficos é simplesmente horrível quem é que terá sido o seu designer.
Sergey Brin em Davos disse que se estavam a concentrar em três fontes de energia: térmica-solar, geotérmica profunda e ventos de alta altitude; que se tivesse que adicionar alguma seria a fotovoltaica. Sergey disse que os moinhos estão a par (em termos de custos) do carvão mas que são intermitentes e que julga que se pode fazer algo mais barato usando o vento de alta altitude através de papagaios, que são mais baratos de produzir que os moinhos de vento de metal.
Sergey Brin says the are concentrating on three energy sources: solar-thermal, deep geothermal, and high-altitude wind; if he had to add one, it would be photovoltaic. He says that windmills are on a par with coal but are intermittent and they think it can be even cheaper by using high-altitude wind, through kites, which are cheaper to make that metal windmills.
A CIO.com tem uma série de artigos onde apresenta usos que a colonista considera apropriados/desapropriados para uma série de linguagens de programação eis as páginas para: Javascript, PHP e Pearl.
Este artista espanhol produz umas imagens com esferográfica com uma qualidade fora do habitual. (As imagens não são apropriadas para locais de trabalho.)
O myExperiment.org parece ser um sítio de partilha não de resultados mas de contextos de investigação. Podemos ver poucos exemplos em especial na área de biologia. Parece ter pouca população em relação ao que poderia ter o que é que haverá de errado (além da lentidão no seu uso).
É um serviço em beta aberto (o que para mim quer dizer que será assim durante muito tempo).
Eu acho os livros condensados uma verdadeira chatice pois parte do ambiente de um livro é perdido. Contudo em livros de gestão este mal talvez não seja tão acentuado e a getAbstract trata de criar sumários de livros em 5 folhas. Estes sumários podem servir para uma pessoa decidir se deve ou não ler o livro em causa. Já tem uns milhares de livros e cada ano espera juntar-lhes 500. É um serviço por assinatura (nada meiga). Tem contudo a opção de a pessoa ver duas condensações de amostra para poder avaliar da utilidade do serviço.
A abertura do site da revista Atlantic permite hoje ver uma exposição em vídeo feito por Michael Bierut sobre o uso da tipografia a propósito do seu livro de ensaios impresso em 79 tipos de letra diferentes.
O "Mais Curto Grande Filme do Mundo" é um filme de 1 segundo seguindo de 90 minutos de genérico com a atribuição aos diversos interventores inclusive aos respectivos produtores. Se se quizer transformar em produtor do filme basta investir 1 (sim um) dólar. Já há produtores associados (investimento até 10 dólares), produtores (até 100 dólares) e produtores executivos (igual ou acima desse valor a investir).
Colocado por Carlos Afonso em 1/23/2008 06:36:00 AM 0 comentários
Marcadores: arte, colaboração, filme
Já toda a gente conhece o Joost (p2p e semweb) e também deviam conhecer o Miro um programa com a mesma tecnologia que o Mozilla firefox para assinatura de RSS de vídeo onde hoje me diverti a ver um clássico da Betty Boop: Betty in Blunderland (o link é do arquivo da internet) de 1933.
Os dois apelam a públicos diferentes o primeiro a um tipo de público mais associado à tv (desde que só deseje ver coisas antiquadas por enquanto e o segundo a mentes abertas).
A DLD começou e na primeira conferência participaram Richard Dawkins e Craig Venter que falaram sobre o futuro do gene. Começaram por dizer que o gene é informação pura que se retirar-mos um gene de um cão e o colocar-mos num gato a informação presente nesse gene é transferida (o gato aproximar-se-à do cão). Falaram de evolução, de polinização (forma de expressão) cruzada através de vírus e ainda da extinção. Dawkins disse que não havia alma (algo que está em linha com o seu pensamento).
Frank Ghery, o arquitecto convidado por Santana Lopes (não sei porquê parece a história de Málaga) para gizar um projecto para o Parque Mayer foi entrevistado na TED de 2002 e falou tanto do seu desejo inicial de se vir a tornar um cientista com uma tentativa de produção de água a partir dos seus elementos, passando pela parodiada piada de que os seus edifícios metem água (já parece a estação do metro da praça do Comércio), ao que ele replicava com a história do seu chará Frank Loyd Wright ao mandar uma pessoa mudar a cadeira por que lhe estava a chover em cima, parece que Bilbau foi o seu primeiro projecto em que tal não terá sucedido e ainda falando de Álvaro Siza como tendo nos seus primeiros tempos esboços muito semelhantes aos seus primeiros esboços.
Após a Edge a Icon pediu manifestos a 50 pessoas que considera importantes como arquitectos, designers ou pensadores em termos genéricos. Podemos encontrar manifestos como o de John Maeda, que podem ver e ouvir na TED e o do arquitecto da Casa da Música Rem Koolhaas
Quando era miúdo ia com os meus irmãos (zeca e joão) e um primo o António José apanhar fósseis na falésia da concessão da Secil a norte de Luanda. Apanhávamos dentes de tubarão, ouriços, estrelas do mar, céus de boca de raia e outras coisas semelhantes. Mas nunca tinha visto ossos transformados em ágatas (quartzo semi-precioso).
Visões do Futuro - A Revolução do Quantum - 3º episódio da série de documentários com o físico Dr Michio Kaku. Neste episódio afirma que a Humanidade está prestes a encontrar-se num ponto de viragem. Afirma que estamos a passar da "Idade da Descoberta" para a "Idade da Mestria", uma época em que passamos de observadores passivos a coreografos activos.
Aqui podemos encontrar estatísticas (e algumas previsões) sobre uso da internet. Nesta página encontramos os 10 idiomas mais usados na net.
Colocado por Carlos Afonso em 1/09/2008 08:56:00 AM 0 comentários
Marcadores: estatísticas, internet
Não não é um erro ortográfico, Numb3rs é uma série policial que já vai na sua terceira época na CBS e para a qual fui atraído pela Wolfram.
Nesta série há um matemático que ajuda o seu irmão investigador no FBI a desvendar os casos que se lhe apresentam. Tenho que admitir ter visto 2 ou 3 episódios de que gostei. Num deles fala-se sobre um método de optimização chamado de busca tabu que na história é aplicado a desvendar um eventual rapto.
Nota:Infelizmente parece que ninguém ainda criou um artigo sobre optimização (tout court) em português, na wikipedia, talvez o faça eu mesmo se ninguém o quizer fazer.
A TVI anunciou em 2006 que a iria transmitir à quintas-feiras mas nunca a vi por lá(também o ver pouca televisão não tenha ajudado e ainda ver menos TVI - só mesmo quando é impossível evitar).
Parece que quanto a televisão estou como aquele crente que ia todos os domingos à igreja pedir para ganhar a lotaria e se esquecia de a adquirir. Se a tiverem passado qual terá sido a respectiva audiência, quem terá percebido um pouco da matemática por trás da série - terá sido usada como ilustração nalguma aula?
Pelo menos uma Universidade criou um blogue onde se associou a esta série criando uma série de entradas sobre vários temas como por exemplo números primos, hipótese de riemen e criptografia ou dinâmica de fluídos (cujo título seria matemática de iates).
Não sei porquê na minha tentativa de conhecer mais sobre esta série, feita pelos irmão Scott (Ridley - esse mesmo que está a pensar e Tony) fui parar ao Pavilhão do Conhecimento onde me perdi durante algum tempo. A curiosidade é algo que nos pode fazer gastar muito tempo.
Curiosamente encontro uma entrada sobre Numb3rs em português na wikipedia.
Colocado por Carlos Afonso em 1/09/2008 07:12:00 AM 1 comentários
Marcadores: recursos educativos, tv
Este guia de soldadura apresenta vídeos para soldar dispositivos de superfície como PLCC e quejandos.
Actualização - 2008-02-11: ontém estive a ver a página de manutenção técnica da NASA e encontrei uma série de documentos normativos sobre entre outras coisas soldadura.
Aprender a escrever, pena é não haver nem teclado português nem texto em português.
Um coleccionador ocasional tratou de fotografar os 4 volumes da enciclopédia do habilidoso
Isto é um site com (pelo menos por agora) 3 testes e está relacionado com uma investigação de neurociências e percepção de sons. Alguns dos testes são demorados é necessário ter tempo se se quizer fazer os testes até ao fim.
No Smashing Magazine podemos encontrar mais uma segunda-feira de inspiração com dispositivos e design inovadores.
Os resultados do concurso de fotografia ambiental de 2007 já conhece os seus resultados.
A Edge fez mais uma (duas perguntas claro) pergunta do ano O que é que mudou no seu pensamento? Esta pergunta foi respondida por algumas luminárias as quais responderam em forma de pequeno ensaio.
Um documentário em três episódios com as ideias do físico Michio Kaku sobre o futuro