Wednesday, February 25, 2009

Speedlinks

Excelentes série de artigos de João Ledo Ferreira
«New-media num museu»: I, II, III, IV, V (isso mesmo 5 partes)

Vejamos uma a uma essas partes:


  1. «Os museus não são uma feira! O multimedia digital não encaixa num museu!», é uma daquelas ideias que nos tempos que correm (século XXI) não podem ser sequer pensadas...

  2. Aqui apresenta a experiência Museum Lab, uma parceria de uma empresa japonesa com o Museu do Louvre. Depois apresenta o caso português em contexto e diz-nos:
    E entender que as mais valias conseguidas ultrapassam, com muito menor custo todos os esforços de formação, de educação e de reconversão de uma sociedade, baseados em meio escolar ou de formação profissional (sem que os excluam, obviamente). É que a capacidade de interpretação, do conhecimento e do mundo que nos rodeia, é a base sine qua non da elevação do nivel cultural, da literacia numa sociedade, e principalmente numa sociedade que se confronta com as transformações com que se defronta a nossa,na actualidade.


  3. Na terceira entrada da série mostra a pobreza franciscana das ideias que por cá andam:
    O que me surpreende é a pobreza das soluções, do pouco que se tem timidamente tentado, baseado na espectacularidade, tanto como na inutilidade, gratuito e descontextualizado, servindo nenhum propósito que se detecte, ou apenas encher a parede ou a sala em que se instala, espelho perfeito da pobreza do resto do arraial museológico, e que depois aparece noticiado como se fossem grandes realizações tecnológicas…


  4. Neste artigo deixa pistas para fontes de informação úteis sobre o tema da interacção, novos media e museus.

  5. Apresenta uma peça que na sua opinião é exemplo de boas práticas. Três notas fora de um museu, já desmontada e concebida por um autodidacta.



Nota: O texto dele é muito melhor do que a minha interpretação dos mesmos, é quase obrigatórios ler os originais. Poderá haver pistas sobre caminhos alternativos ao betão.


Pintura, Filmes e Cor

O design do Chevrolet Spark explicado pelo seu designer


Galeria de Fotografia de Nick Brandt

Elefante a beber no Amboseli (2007)

O «Mars Science Laboratory» está a ser montado e testado numa sala limpa no JPL da NASA. A missão a que pertence está a ser preparada para ser lançada em 2011. Ontem a NASA teve um sinal televisivo em directo com disponibilidade do respectivo responsável para responder a questões do público.

blog comments powered by Disqus

google analitics

 
Carlos Afonso Aquilo que me venha à cabeça