Wednesday, May 13, 2009

Speedlinks - Ciências e Tecnologias

Fogo de artifício em M87
Alguns astrónomos acham que o gás a brilhar é a intersecção entre a núvem de pó que orbita o buraco negro, outros acham que é o efeito de campos magnéticos que emanam do buraco negro, levando a explosões de energia. De qualquer modo, os fogos de artifício mostram a força elevada que o nosso universo contém.

Serviços de Manutenção


Onde termina a atmosfera da terra? Onde começa o espaço?

A fronteira interior do espaço encontra-se demasiado alta para ser alcançada por balões e demasiado baixa para que seja navegada por satélites. Há 2 anos, astrónomos canadianos enviaram uma "câmara fotográfica" (supra-thermal ion imager) num foguetão da NASA. Quando o foguetão alcançou as 73 milhas a câmara detectou um aumento significativo de iões rápidos que povoam o espaço mas não a atmosfera. É bem diferente da linha de Kármán que foi calculada nos anos 50 do século passado.

Notebook

Noteboek from Evelien Lohbeck on Vimeo.



Um robot designado por ADAM (A Discovery Machine) aprendeu a conceber, efectuar e interpretar e mesmo rever experiências laboratoriais originais.

Os investigadores da Universidade de Aberystwyth (País de Gales) programaram ADAM para registar a actividade química de 13 enzimas não marcadas e tentar determinar a genética subjacente: tarefa rotineira num laboratório de genética mas impossível para um simples programa de se-então. A inteligência artificial do ADAM permitiu-lhe formular hipóteses — «Poderão os genes codificados estarem estruturados de acordo com estas orientações?». O ADAM gerou 20 hipóteses e resolveu 12 de 13 géneses de enzimas.

Via: Science Blogs

Os primeiros humanos não estavam bem apetrechados para subidas

A ciência do lançamento da pizza

blog comments powered by Disqus

google analitics

 
Carlos Afonso Aquilo que me venha à cabeça