Ideia Perigosa de Darwin
No primeiro episódio, de uma série de três, Andrew Marr essencialmente um jornalista de comentário político, explora a teoria da evolução por selecção natural que terá tomado uma proporção muito para além do mundo das ciências.
Andrew argumenta que a teoria de Darwin transformou a nossa compreenção do que significa ser humano. Nos últimos 150 anos as ideias de Darwin desafiaram a necessidade de um creador, diminuiram a autoridade regiliosa e deram novas maneiras de olhar para as origens da moralidade humana.
A jornada de Andrew Marr começa seguindo as pisadas de Darwin na Tierra del Fuego na ponta mais a Sul da América do Sul onde Darwin teve o primeiro encontro com uma tribo nativa «não civilizada». Isto leva-o a levantar questões, na sua mente, sobre as origens da espécie humana. As respostas irão emerger ao longo dos 30 anos seguintes, culminando na publicação do livro On The Origin of Species em 1859.
Andrew Marr depois investiga o desenvolvimento da ideia de Darwin descobrindo influencias que Darwin não poderia imaginar.
Parte I - Corpo e Alma
Uma transcrição encontra-se em: Tongue and 2 legs, bem não é bem uma transcrição mas uma introdução extensa a um conjunto de observações.
George Price, matemática e altruismo
Jack Haldane, fundação genética da evolução
Parte II - Nascidos iguais?
Andrew Marr descobre algo surpreendente sobre a sua própria história evolucionária à medida que esta série continua na exploração dos impactos na política e sociedade motivados pelas ideias de Darwin.
Sob a expressão Sobrevivência dos melhores, a teoria de Darwin da selecção natural foi usada para justificar a expansão imperial e a opressão dos indígenas, para dar um brilho científico aos planos nazis da raça ariana.
Parte III - Vida e Morte
Andrew Marr na terceira parte explora a extinção muito rápida de uma grande quantidade de espécies. Darwin descobriu uma série de fósseis e ficou siderado. O impacto do homem nas populações de animais pode ser muito elevada. A rede de vida de Darwin pode ser perturbada.
Fico a aguardar pelas 7 Maravilhas do sistema solar, que o Paul Olding está a produzir com o Brian Cox.