Wednesday, January 09, 2008

Numb3rs

Não não é um erro ortográfico, Numb3rs é uma série policial que já vai na sua terceira época na CBS e para a qual fui atraído pela Wolfram.


Nesta série há um matemático que ajuda o seu irmão investigador no FBI a desvendar os casos que se lhe apresentam. Tenho que admitir ter visto 2 ou 3 episódios de que gostei. Num deles fala-se sobre um método de optimização chamado de busca tabu que na história é aplicado a desvendar um eventual rapto.


Nota:Infelizmente parece que ninguém ainda criou um artigo sobre optimização (tout court) em português, na wikipedia, talvez o faça eu mesmo se ninguém o quizer fazer.


A TVI anunciou em 2006 que a iria transmitir à quintas-feiras mas nunca a vi por lá(também o ver pouca televisão não tenha ajudado e ainda ver menos TVI - só mesmo quando é impossível evitar).


Parece que quanto a televisão estou como aquele crente que ia todos os domingos à igreja pedir para ganhar a lotaria e se esquecia de a adquirir. Se a tiverem passado qual terá sido a respectiva audiência, quem terá percebido um pouco da matemática por trás da série - terá sido usada como ilustração nalguma aula?



Pelo menos uma Universidade criou um blogue onde se associou a esta série criando uma série de entradas sobre vários temas como por exemplo números primos, hipótese de riemen e criptografia ou dinâmica de fluídos (cujo título seria matemática de iates).



Não sei porquê na minha tentativa de conhecer mais sobre esta série, feita pelos irmão Scott (Ridley - esse mesmo que está a pensar e Tony) fui parar ao Pavilhão do Conhecimento onde me perdi durante algum tempo. A curiosidade é algo que nos pode fazer gastar muito tempo.



Curiosamente encontro uma entrada sobre Numb3rs em português na wikipedia.

1 comentários:

Noé said...

O que me atrai em numb3rs é que Charlie faz parecer fácil e prazeroso a matemática, com parábolas simples e perfeitas.
Sou fã da série...e odeio matemática.

google analitics

 
Carlos Afonso Aquilo que me venha à cabeça